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Política anti-bullying na escola: necessidade reforçada pela nova lei

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

janeiro 22, 2024
Jornalista e Educadora

Combater o bullying nas escolas – e o cyberbullying que ultrapassa a barreira física – é um desafio que requer uma abordagem abrangente, envolvendo gestores, docentes, estudantes, pais e a comunidade escolar em geral.

Não adianta jogar a questão para debaixo do tapete, por falta de conhecimento sobre como combater essas agressões, especialmente agora que tais práticas são crimes passíveis de multas e prisão. É preciso entender como surgem para desenvolver ações e protocolos para, de maneira conjunta, criar um ambiente seguro, empático e saudável nos nossos estabelecimentos de ensino.

Quando o bullying está instucionalizado na escola, e infelizmente há instituições que registram números alarmantes de casos, é preciso ações pontuais e muito bem focadas para que os resultados surtam efeito.

Entre elas, está a realização de uma avaliação abrangente para entender a extensão e a natureza do bullying, e investigar se ele já saiu da barreira física da escola e ganhou a rede social dos estudantes. Isso pode envolver entrevistas com alunos, educadores e funcionários, além da revisão de registros escolares.

O ideal é que a escola tenha um comitê composto por professores, gestores, pais e representantes dos próprios alunos, com estratégias pensadas para reverter esse tipo de “crise”, e coordenar esforços para combater os casos identificados de bullying e cyberbullying. A ação desse comitê deve ser sempre ágil, com intervenção imediata em casos identificados de bullying, tomando medidas disciplinares apropriadas e oferecendo apoio psicológico e emocional às vítimas de bullying, que pode incluir aconselhamento individual, grupos de apoio ou a colaboração com profissionais de saúde mental.

É urgente que as escolas tenham políticas muito claras, abrangentes e aplicáveis a diversas situações de bullying, já que os casos nem sempre têm a mesma natureza.

Para que tudo isso seja possível, a instiutição de ensino precisa oferecer treinamento intensivo para professores, funcionários e pais sobre como identificar, prevenir e lidar com o bullying. Certificar-se de que todos estão cientes dos protocolos a serem seguidos e dar condições para que ajam quando necessário.

A nova lei do bullying e cyberbullying deve ser levada pela gestão escolar à toda a comunidade, a fim de que todos estejam totalmente esclarecidos a respeito da criminalização da prática e de que, em casos graves, há penas de prisão.

Prevenção ao bullying e ao cyberbullying

Como forma de prevenção ao bullying é preciso pensar em várias ramificações de preparo de todo o corpo docente, funcionários e gestores, além de envolver representantes dos estudantes e pais.

Entre esses protocolos de prevenção destaco:

  • Política anti-bullying: Desenvolver e implementar políticas escolares específicas para prevenir e combater o bullying; esclarecer sobre a lei que criminaliza a prática, e estabelecer regras claras e consequências para o comportamento de bullying, além de promover uma cultura escolar inclusiva e respeitosa.
  • Promoção de uma comunicação aberta: Estabelecer canais de comunicação bastante acessíveis e simples para que os alunos se sintam confortáveis em relatar casos de bullying, garantindo a confidencialidade sempre que necessário.
  • Formação de professores: Oferecer treinamento regular para professores e funcionários escolares sobre a identificação, prevenção e intervenção em casos de bullying e capacitar os educadores a lidar com situações delicadas de forma eficaz.
  • Campanhas de conscientização: Implementar campanhas de conscientização regulares para educar a comunidade escolar sobre o impacto do bullying e a importância de criar um ambiente de respeito. Atividades, gincanas e jogos podem ser realizados com o intuito de promover o engajamento e empatia entre os alunos.
  • Programa de resolução de conflitos: Introduzir programas de resolução de conflitos que incentivem a comunicação eficaz e a mediação para resolver disputas entre os alunos.
  • Monitoramento contínuo e programas de mentoria: Criar um sistema de monitoramento contínuo para avaliar a eficácia das medidas implementadas e fazer ajustes conforme necessário.
  • Consequências para os agressores: Garantir que haja consequências claras e consistentes para os agressores, de modo a desencorajar comportamentos de bullying. Se necessário, usar a lei e o código penal. Para tanto, a instituição de ensino deve ter acompanhamento jurídico para casos graves, considerados hediondos pela nova legislação.
  • Envolvimento das famílias: Envolver os pais na prevenção do bullying, informando-os sobre políticas escolares e incentivando a comunicação aberta, além de trabalhar em parceria com as famílias para abordar questões comportamentais e emocionais dos alunos.
  • Fomentar a inclusão: Implementar programas que promovam a inclusão e celebrem a diversidade, criando um ambiente escolar positivo e acolhedor.

A implementação de uma política anti-bullying dentro das escolas, sejam particulares ou públicas, não é simples e não trata-se de uma “receita de bolo”. É urgente ter profissionais que estejam envolvidos com a temática e preparados para agir.

Nós, do Educar para Ser Grande, temos formações e consultoria sobre como identificar, combater e prevenir o bullying e o cyberbullying nas instituições de ensino. Caso necessário, basta entrar em contato conosco.

O próximo post desta série sobre o tema será sobre o desenvolvimento de uma cultura de paz dentro da escola e nele abordaremos a promoção de valores positivos, estímulo ao desenvolvimento de valores como empatia, respeito, tolerância e solidariedade, e formas de geração de projetos e atividades que fortaleçam o senso de comunidade e pertencimento na escola.

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

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cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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