“Entre os maiores desafios que os docentes enfrentam no período pós-pandêmico é a falta de foco dos estudantes, provocado pelas telas. Quando interagimos por meio de celular ou computador ocorrem muitas interrupções, – como mensagens novas, ligações, curiosidade para saber o que há de novo nas redes sociais -, enquanto fazemos uma atividade importante como estudar. Tais interrupções tiram o foco dos alunos. E foco é treino. Como treinar crianças e adolescentes para desenvolver o foco?”

A frase é de Nathália Pontes, mestre em psicologia da educação pela PUC de São Paulo, na conversa com a jornalista e educadora Sandhra Cabral, ao Roda de Conhecimento.

Neste podcast, Nathália Pontes trouxe solução para a questão específica do foco. Além disso, as duas educadoras abordam alguns dos principais desafios dos docentes na atualidade, levando-se em conta que são muitos, alguns já conhecidos e que ficaram mais complexos, e outros absolutamente novos, buscando formas de vencê-los.

Entre eles estão a dificuldade de engajamento do estudante, diferentes perfis em sala de aula, necessidade de diversificar as atividades, adaptação a diferentes formas de ensino e metodologias, desvalorização da profissão e necessidade de atualização profissional, apropriação da tecnologia e aplicação adequada delas em favor da educação, e mudança de prática para colocar o aluno no centro do processo de ensino e de aprendizagem.

Todas essas questões, que não são simples, foram debatidas nesse podcast. Quer saber mais?

Ouça o bate-papo de Sandhra Cabral com Nathália Pontes, no Roda de Conhecimento de hoje!

https://open.spotify.com/episode/2EOli8cgHZW3Pzs5l0LrEb

No podcast há duas perguntas que gostaríamos que respondessem.

Conte-nos também o que mais quer ouvir no Roda de Conhecimento. Dê sua sugestão e opinião, comentando e salvando os posts nas redes sociais digitais do Educar para Ser Grande no facebook, instagram, twitter e Youtube.

Lembre-se, toda quarta-feira, uma nova conversa sobre tema relevante da educação no podcast Roda de Conheciento. Fique ligado e siga o perfil no Spotify.

Para outras finalidades, entre em contato pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário