Artigos

Comunicação na escola: real importância e como desenvolvê-la de maneira profissional

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

abril 12, 2022
Jornalista e Educadora

Promover a comunicação a serviço da melhoria da educação nunca foi tão relevante. E, acreditem, como comunicóloga e educadora, sei bem do que estou falando.

Estabelecer estratégias e ações que gerem e ampliem a boa comunicação no ambiente escolar cria fortes laços confiança, reforça vínculos, agrega valor ao nome e à reputação da instituição, divulga a marca para atingir novos públicos, além de garantir que todas as mensagens cheguem preservadas ao destinatário.

O mais importante, no entanto, é saber que a comunicação escolar bem estruturada é fator primordial para a troca de conhecimentos, construção de processos e novos protocolos, realização de melhorias e mudanças necessárias ao desenvolvimento social e pedagógico do estabelecimento.

Se na escola da qual é gestor tem excelentes profissionais, didática e metodologia conceituadas, foca no desenvolvimento integral dos estudantes, incentiva habilidades socioemocionais, atividades em grupo, mas não tem estratégia de comunicação que faça a ponte e engaje a todos, acredite, perde-se muito pelo caminho.

E a estratégia de boa comunicação escolar deve ser pensada, levando-se em consideração qual público?

A comunicação deve ser desenvolvida com objetivo de promover a total fluidez e clareza entre a gestão da escola, professores, funcionários, pais, estudantes e comunidade do entorno do estabelecimento.

Vamos dividir a estratégia de comunicação na escola em duas áreas de atuação?

Pois bem, a divisão para se definir a estratégia como um todo é necessária, já que uma instituição de ensino tem seu  sucesso ancorado em muitas variáveis, como a qualidade dos métodos de ensino, como eles são trabalhados em sala de aula, do comprometimento e atualização dos professores, além da habilidade em lidar com estudantes, pais e o entorno.

Sempre que a relação interna entre todos os colaboradores (da gestão ao funcionário) e a externa se dá de modo saudável, a escola funciona com muito mais qualidade.

Comunicação escolar interna

O objetivo final da promoção assertiva da comunicação interna é a melhoria da educação e do relacionamento entre gestores e colaboradores.

Quando bem feita, torna o trabalho infinitamente mais eficiente, prazeroso, criativo e proativo, porque interliga docentes, funcionários e gestores.

Facilita a implementação de processos e protocolos, confere fluidez ao planejamento escolar e definição de metas ao longo do ano letivo, fornece elementos para que os docentes conheçam melhor o trabalho dos colegas, promovendo o compartilhamento de conteúdos e construção de novos conhecimentos, além de melhorar as relações profissionais e pessoais de toda a equipe.

E como desenhar a estratégia de comunicação interna?

Funciona apenas com as reuniões, que, muitas vezes, transformam-se em extensa lista de avisos?  Funciona por meio de comunicados via email ou em paredes e murais?

Não, não e não!

Para início de conversa, todos os colaboradores e gestão devem entender a mudança de postura em relação à comunicação escolar interna. Um bom diagnóstico sobre como ela é efetuada atualmente e o quanto funciona precisa ser elaborado, verificando-se os gargalos e pontos sensíveis dessa comunicação.

Diagnosticados os problemas, desenha-se estratégia, com ações em cascata a serem colocadas em andamento, visando a compreensão do objetivo da alteração, metas estabelecidas para essa comunicação interna e como a escola poderá ficar com as medidas que operacionalizam a nova proposta.

A comunicação interna escolar deve mostrar aos docentes e gestores que eles não estão sozinhos, que são uma equipe, e que se atuarem em conjunto, de forma proativa e visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, além de beneficiar seus relacionamentos, tornará o ambiente muito mais amistoso e acolhedor.

Processos e protocolos devem ser geridos para essa nova comunicação e a forma de levar e receber as mensagens devem ser alteradas, segundo os resultados do diagnóstico.

As ferramentas para essa nova forma de comunicação interna são inúmeras e sempre terão como base a escuta ativa de todos os agentes envolvidos.

O bom relacionamento interno motiva, alinha expectativas e ações, torna as trocas transparentes e desperta o sentimento de pertencimento e o engajamento do corpo docente ao todo que é a escola.

Como resultado, a instituição ganha muito com profissionais empenhados em atingir as metas da escola, profissionais e pessoais. Certamente, motivados e reconhecidos, darão o máximo do seu trabalho, elevando o nível de ensino.

Comunicação escolar externa

 Alinhada a comunicação interna, é hora de reorganizar a comunicação externa: com famílias, alunos e “vizinhos” da unidade escolar.

O bom relacionamento com o público externo, por meio da boa comunicação é, disparado, a melhor maneira de mostrar o que é feito dentro da escola, como é feito, quais são os desafios, soluções encontradas, além de apontar o empenho de gestores e professores em alcançar a excelência na educação, ou o máximo possível.

A equação é simples: boa comunicação, excelente relacionamento e escola e família se ajudando mutuamente em prol dos estudantes.

O apoio familiar é primordial na implementação de métodos, inovações e novos protocolos, ao mesmo tempo em que recebem dos professores e coordenadores esclarecimentos de todas as suas dúvidas e auxílio para ampararem seus filhos no processo de aprendizagem.

A comunicação da escola com os estudantes precisa ser altamente eficiente e totalmente transparente.

Eles precisam saber tudo o que se relaciona ao método de ensino, metas anuais, e devem ser ouvidos em tomadas de decisões que irão impactar diretamente a eles. Essa comunicação precisa ser positiva e sincera.

Canais de comunicação com os estudantes devem ser abertos, nos formatos que eles compreendam e consigam interagir, com opiniões, sugestões, críticas, dúvidas.

A visão deles pode trazer muitas novas possibilidades à gestão, inclusive no que se refere a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, ou seja, os alunos podem contribuir para a otimização do funcionamento da instituição.

A relação com os professores sofre sensível melhora e a elucidação e resolução de crises e problemas que surgirem no caminho tornam-se muito mais fáceis.

Comunicação externa com os “vizinhos” da escola

Promover comunicação ágil, clara e transparente com os moradores e empresas do entorno da instituição de ensino pode ser de grande valia, no sentido de desenvolvimento de ações que beneficiem a todos.

Essa comunicação precisa ter estratégia bem pensada, para que atinja o público-alvo e os engaje verdadeiramente.

Tanto para comunicação interna como para a externa, que tal a escola lançar mão da tecnologia a seu favor?

– Investir em comunicação digital pode ser um perfeito aliado. A sugestão é para o desenvolvimento de um site eficiente, informativo, com conteúdos relevantes, para além de avisos e memorandos. Trata-se também de uma boa forma de trazer novos estudantes para a instituição.

– Redes sociais bem produzidas e que fomente a interação. Por meio delas, pode aproximar os públicos externos da escola, de forma leve e produtiva.

– Um aplicativo próprio também pode ser interessante, tornando a comunicação escolar dinâmica.

. A tecnologia não pode mais ser desprezada, já faz parte da rotina diária de todos, mas não dispense reuniões periódicas. Mas, atenção! Devem ter objetivo bem definido, ser muito bem preparada e ter momentos de dinâmicas que engajem a todos em prol de sua meta.

– Eventos com foco social e didático também favorecem a comunicação e vice e versa. Que tal pensar nisso?

– Uma gestão democrática pode ser facilitada pela comunicação, porém, para surtir efeito,  a gestão democrática precisa ser implementada com conhecimento e direcionamento para cada etapa.

Gostou do conteúdo dessa matéria?

Que tal aprender mais estratégias importantes para a implementação da comunicação assertiva na sua escola?

Entre em contato conosco e vamos desenvolver uma estratégia personalizada para você.

Email: sandhra@educarparasergrande.com.br

Participe com seu comentário, curta e salve nossos posts.

#educação #comunicaçãoassertiva #comunicaçãoparaeducação #comunicarébásico #educarparasergrande #comunique-secomseupúblico  #comunicaçãoescolar

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Tags:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Artigos

Celular na escola e o que é mais urgente: proibir ou ensinar?

Ensinar a usar o celular de forma intencional não seria o caminho?
2021-06-22-11-21-44-438

Artigos

Número de brasileiros que evitam consumir notícias volta a crescer

47% dos brasileiros evita consumir notícias. Por que isso é tão ruim?
2021-06-22-11-21-44-438

Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Cidadania digital em sala de aula e fora dela

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Cidadania digital em sala de aula e fora dela

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram