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Comunidades de Prática Virtuais para atualização profissional de professores

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

julho 24, 2018
Jornalista e Educadora

Fonte: Google Imagens

Comunidade de Prática (CoP) não é um fenômeno recente, mas é pouco utilizada, apesar dos benefícios que proporciona: o estímulo à comunicação em grupos de profissionais para o compartilhamento de informações e experiências pode potencializar a atuação profissional em qualquer área, inclusive na educação.

Por proporcionarem atualização pontual, determinada por um objetivo comum dos integrantes, e face às mudanças constantes e velozes ocorridas nas demandas de trabalho provocadas pelo avanço da tecnologia, as Comunidades de Prática Virtuais (CoPVs), montadas em plataformas digitais online, atraem cada vez mais a atenção de grandes organizações ao redor do mundo, empresas e escolas. Tais corporações entendem ser esse formato de aprendizagem coletiva uma excelente oportunidade para impulsionar o desempenho de seus colaboradores.

E na educação, como a Comunidade de Prática Virtual se aplicaria?

Bem, a comunicação entre professores (e entre coordenadores e gestores) em Comunidade de Prática Virtual propicia upgrade na qualificação profissional, facilita a formação continuada, bem como a solução de problemas comuns, auxilia no desenvolvimento de currículos e estimula o uso da tecnologia com foco na educação, gerando benefícios não apenas para os membros do grupo, mas também para os estudantes, escola e comunidade em geral.

Quer um exemplo prático? Usar a CoPV para entender, detalhar e aplicar adequadamente a BNCC – Base Nacional Comum Curricular; usar a CoPV para desenvolver protocolos a fim de equacionar problemas relacionados a bulliyng; ou ainda lançar mão da CoPV para melhorar o currículo da escola; unir professores de várias disciplinas em torno de um projeto integrado, e por aí vai… Cada estabelecimento de ensino tem suas necessidades particulares e específicas, que podem ser abraçadas pelas Comunidades de Prática Virtuais.

Segundo levantamento da TIC Educação de 2016, embora 100% dos professores utilizem a Internet em seu cotidiano, e 94% concordem com possíveis impactos positivos dastecnologias da informação e comunicação (TIC) em práticas pedagógicas, mais da metade deles (57%) garantem que não há incentivo para inclusão do uso da Internet no projeto político e pedagógico das escolas.

Para Goulart (2014), o desafio reside na necessidade de reestruturação do sistema pedagógico e de rede de ensino, principalmente nas escolas públicas, como dos conteúdos e currículos da formação e atualização de docentes.

Curiosa com o impacto que as Comunidades de Prática provocam no aperfeiçoamento rápido de profissionais, desenvolvi dissertação e produto de mestrado profissional, sob orientação do Prof. Dr. Elias E. Goulart, a partir desse tema, porém, com foco na educação.

Investiguei as práticas de comunicação utilizadas pelos professores que atuam nas três escolas de ensino médio parceiras do Grupo de Pesquisa ETICO (certificado pelo CNPq), do qual faço parte, a saber, EME Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul; EE Professora Brisabella de Almeida Nobre, em São Paulo; e Colégio FSA – Fundação Santo André, em Santo André, para entender se há e quais são as formas de relacionamentos online entre os docentes para troca profissional.

Por meio de pesquisa realizada com aplicação presencial de questionário com 50 perguntas estruturadas e por posterior entrevista via email e via whatsApp, junto aos docentes das escolas citadas, investiguei a presença de Comunidades de Prática Virtuais, formais ou informais, a fim de analisar os processos comunicacionais envolvidos, e, encontrando-as, entender suas formas de utilização. Também busquei saber como é a utilização de mídias e redes sociais ou outras formas de relacionamento online pelos docentes das escolas pesquisadas para fins de interações profissionais.

Resultados

Por meio dos resultados obtidos com a análise dos dados, detectei que há comunicação estabelecida entre os docentes pesquisados, tanto presencialmente – especialmente durante as reuniões de HTPC nas escolas –, como online, por meio de aplicativos e redes sociais virtuais; ou ainda, via plataformas específicas, como a Google Classroom. Constatei, ainda, que todos os professores estão presentes nas redes sociais e mídias digitais; e que a expressiva maioria – 90,9% – acredita ser possível utilizar as redes sociais virtuais para ensinar e educar.

Essas e inúmeras outras informações obtidas por meio dos resultados da minha pesquisa favorecem o desenvolvimento de Comunidades de Prática Virtuais, uma vez que é preciso que os membros das CoPVs tenham não apenas familiaridade com a rede, mas também conhecimento mínimo das possibilidades que o acesso à Internet pode proporcionar.

Em defesa da ampliação do conhecimento dos docentes por meio das CoPVs, na conclusão do trabalho de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, realizado na USCS – Universidade Municipal de São Caetano, finalizado em junho de 2018, destaco que boa parte dos professores se mostra favorável à atualização profissional por meio de Comunidades de Prática Virtual, e que 63,5% admitiram que compartilhar conhecimentos por meio de uma CoP pode ser bom para a ampliação dos horizontes profissionais e melhoria da atuação deles na produção de conteúdo e da qualidade das aulas.

Como a maioria dos professores, coordenadores e gestores de instituições de ensino não sabe quais características e procedimentos transforma uma simples rede de compartilhamento em uma CoPV, desenvolvi o “Curso de Criação, Desenvolvimento e Operação de Comunidades de Prática Virtuais”, que pode ser ministrado dentro das escolas ou a grupos de docentes interessados a qualquer tempo.

O fato é que, mais do que capacitar docentes, as Comunidades de Prática Virtuais podem tornar-se uma prática comum entre os profissionais da educação. E o melhor é que, caso as CoPVs venham a se tornar de conhecimento de todos, elas podem se transformar em ferramenta para a formação continuada. As Comunidades de Prática Virtuais podem driblar até mesmo a falta de tempo alegada pelos professores, devido ao grande volume de trabalho e de horas/aula, para a ausência de atualização profissional, por não dependerem de locais fixos para as reuniões ou mesmo horários determinados.

Em um mundo no qual os novos saberes e as novas tecnologias se sobrepõem todos os dias, as CoPVs são de extrema valia!

Contato para mais informações sobre o “Curso de Criação, Desenvolvimento e Operação de Comunidades de Prática Virtuais” ou sobre a  pesquisa: 

Email: sandhra@educarparasergrande.com.br

Por: Sandhra Cabral – Jornalista, Docente, Mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano, Pesquisadora do Grupo Ético – Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação (certificado pelo CNPq), e Editora do site Educar para Ser Grande.

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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