Se as empresas estão buscando incorporar empregados cada vez mais proativos, empáticos, críticos, capazes de atuar em equipe e com o entendimento de que precisam se reciclar profissionalmente ao longo de sua carreira, a comunidade educacional enfrenta um grande desafio: promover todas essas competências.
A empreitada requer mudança de postura de professores – que vêm se conscientizando da necessidade do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, enquanto eles são mediadores de informação, aqueles que o guiam e o motivam na aventura de aprender, exigindo incorporação de uma série de novas dinâmicas e propostas em sala de aula.
A necessidade de entendimento dessa mudança de postura por parte dos docentes, diante das alterações não apenas do mercado de trabalho, mas de postura dos estudantes da nova geração, abre a possibilidade de criação de materiais, cujo foco são os desafios colocados para os alunos, estimulando que estes façam suas próprias hipóteses por meio de tentativa, erro e acerto com a finalidade de que os estudantes entendam de que é preciso buscar bons resultados, ainda que uma primeira tentativa não surta bons efeitos.
Os programas do Tekman Books, originados há 20 anos na Escola Montserrat de Barcelona, são programas que trabalham nas áreas de matemática, compreensão de leitura e conhecimento do ambiente direcionado aos estudantes entre três e doze anos. Hoje os livros são usados em cerca de 800 escolas da Espanha. Segundo a editora, a aprendizagem contextualizada permite ao aluno conectar sua realidade imediata com os conceitos que aprenderam em sala aula, tornando os conteúdos mais concretos, úteis e práticos.
Os programas são projetados para trabalhar de forma cooperativa, sendo um elemento importante do jogo que já promove a motivação e os esforços dos estudantes, tornando-os protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Os pilares que são evidentes no catálogo da editora, atualmente compõem cinco programas: Ludard, disponível para a infância e educação primária, e que trabalha em leitura e escrita; EMAT, disponível para crianças e primárias e que trabalha em matemática; Planeta Spoonk, disponível para crianças e que trabalha com o conhecimento do meio ambiente e de si mesmo; Xadrez na sala de aula, disponível para crianças e valores primários e de trabalho e habilidades sociais, e ONMAT, que permite que os alunos trabalhem em matemática.
Nos livros há também a promoção da experimentação, criatividade e imaginação como motores para o aprendizado de ciências e matemática. Eles fazem isso com títulos como “Por que os peixes não se afogam?” e “Este livro acha que você é um gênio dos companheiros”.
No caso do “Gênio dos Companheiros”, é criado um contexto (o jogo) ou uma situação (o quebra-cabeça a ser resolvido) que dá origem ao uso da criatividade para alcançar uma solução. Já na obra dos “peixes”, a própria experiência começa a partir da pergunta, que ativa a imaginação, e também, de alguma forma, coloca o livro na situação da criança, que geralmente é quem questiona.
A ideia básica que todos esses livros compartilham é a de se divertir e conhecer a experiência, o jogo e a questão.
Em termos gerais, são publicações que despertam a imaginação, e podem ser utilizadas tanto para resolver um enigma quanto para dar uma boa resposta a uma pergunta, incentivando também a curiosidade.
O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
AI na gestão escolar e na otimização de processos
AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento
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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
Diferença entre avaliar e examinar
Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante
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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital
Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional
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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
Como criar uma CoPV
Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
Comunidade de Prática Virtual na Prática
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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem
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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?
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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Educação não-sexista: o que é
Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica
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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
Apropriando-se do PII
Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.
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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
Educação midiática: o que é e para que serve
Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
Impacto nocivo das fakes News na sociedade
Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro
Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet
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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.
Responsável: Sandhra Cabral
E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br
Roteiro da palestra
O que é educomunicação?
Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
Características de um professor educomunicador
Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática
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