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Impactos da cultura do cancelamento na escola

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

janeiro 29, 2024
Jornalista e Educadora

A cultura do cancelamento é um fenômeno relativamente recente em que indivíduos, geralmente nas redes sociais digitais – mas também pode ocorrer em meios sociais físicos -, buscam expor, boicotar e punir aqueles que expressam opiniões consideradas ou percebidas como desviantes. Nas redes sociais digitais, tal prática é capaz de levar o indivíduo julgado ao esquecimento social.

Embora esse conceito seja mais frequentemente associado ao ambiente online, suas repercussões podem se estender para além da internet, afetando diversos aspectos da vida, incluindo a rotina escolar dos alunos.

Infelizmente, a cultura do cancelamento se tornou muito comum nas redes e os impactos dela são bastante significativos, indo de linchamentos virtuais, injustiças, exclusão, isolamento e outros danos irreversíveis para as pessoas que são vítimas desse fenômeno.

Para a sociedade, a cultura do cancelamento, que julga e pune sem passar pelo diálogo ou sem buscar a resolução pacífica de conflitos, desencoraja a participação ativa dos cidadãos, impossibilita a diversidade de ideias,  e prejudica fortemente o entendimento mútuo e consensos democráticos.

Além disso, e como todos podemos facilmente observar, por meio das redes sociais digitais, o cancelamento viabiliza a disseminação de campanhas de ódio que se espalham pelo planeta em um abrir e fechar de olhos.

Entre os causadores da cultura do cancelamento estão a fragmentação da sociedade em grupos identitários, segmentados em bolhas algorítmicas, além da polarização política.

Em última instância e para resumir bem os efeitos negativos do cancelamento, essa prática julga e esmaga as  vítimas sem que elas passem pelos processos usuais de justiça.

É que o cancelamento se dá por meio de campanhas nas redes sociais,  e qualquer pessoa, empresa ou serviço pode estar na mira dos canceladores. As vítimas – físicas ou jurídicas – passam a ser repudiadas publicamente e podem perder o emprego, patrocínios, seguidores, dignidade, sanidade mental, e por aí vai.

A cultura oposta à cultura do cancelamento passa exatamente pelo senso crítico e pela capacidade de interação por meio do diálogo, argumentação e tolerância. Também passa pela análise de tudo o que o indivíduo recebe via internet. Ou seja, é necessário compreender o fato, no caso o conteúdo, antes de aderir ao linchamento virtual em andamento. A pergunta é: por que isso está ocorrendo? Em que momento a sociedade passou a agir como os antigos bárbaros, que julgavam e condenadam, antes mesmo de ouvir a parte em julgamento?

Se por um lado a internet  e as redes sociais digitais deu voz (democratizou) a grupos minoritários ou antes marginalizados, e que podem com isso defender seus direitos, o que é bom, a exemplo de movimentos anti-sexistas, raciais, de ativistas LGBTQIA+, contra abusos, por outro lado também pode gerar um ambiente hipersensível à percepção de desvio de regras socialmente aceitas.

Isso significa que os movimentos de canceladores correm o risco de distorcer ou amplificar os erros, levando à punições dos desviantes de forma totalmente desproporcional. E para além disso, esses grupos ainda podem gerar discursos de ódio e de intolerância, colocando as vítimas em risco moral e até físico.

Algumas publicações tratam do tema e entre elas está o livro “Humilhado, como a era da internet mudou o julgamento público”, do jornalista inglês Jon Ronson.

O livro traz boas reflexões já que Ronson investiga a cultura do cancelamento em uma rede social, na qual os usuários agem como justiceiros. Além disso, o autor da obra também entrevista pessoas que passaram pela punição coletiva. Um dos personagens ouvidos é o jornalista Jonah Lehrer, cuja reputação profissional foi arruinada, após um repórter descobrir distorções de fatos sobre Bob Dylan no livro de Lehrer “Imagine, How creativity works”.

Lehrer aumentou ainda mais a ira dos seus julgadores que o acompanhavam pelo Twitter, agora X, ao pedir desculpas  publicamente em um evento aberto. Conclusão: após vender mais de 200 mil exemplares, a editora encerrou a edição dos livros em papel e retirou do mercado a sua versão digital, e o escritor perdeu o emprego na revista “The New Yorker”.

No livro “Humilhado, como a era da internet mudou o julgamento público”, Ronson traz muitos outros exemplos de indivíduos que passaram pelo cancelamento e quais consequências sofreram. Ele aponta que o julgamento na intenet, por vezes, sai totalmente do controle e leva o alvo também ao sofrimento psicológico.

O autor e jornalista argumenta que o anonimato favorecido pela internet é ferramenta que fomenta o ódio e a intolerância, gerando facilmente a disseminação da cultura do cancelamento.

E quando falamos dos efeitos da cultura do cancelamento na escola? O que ela provoca aos estudantes e ao ambiente escolar?

Sobre essa particularidade, confira no vídeo produzido pela educadora e jornalista Sandhra Cabral:

No próximo post a respeito da cultura de cancelamento traremos caminhos sobre como enfrentá-la na escola, junto aos estudantes.

Dicas de Leitura:

HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa: Racionalidade da ação e racionalização social | Para a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

RONSON, Jon. Humilhado: Como a era da internet mudou o julgamento público. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

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Fonte: Brasil Escola

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  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
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  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

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Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

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Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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