Artigos

O que a educação pode fazer contra a cultura do cancelamento?

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

janeiro 30, 2024
Jornalista e Educadora

Erradicar a cultura de cancelamento dentro da escola não é tarefa simples, já que estudantes e mesmo os demais membros da comunidade escolar estão impactados por ela, seja apenas de forma contemplativa, para aqueles que utilizam o senso crítico para interagir na internet, seja para os que estão altamente imersos nessa prática, talvez por não ter mesmo o discernimento dessa onda avassaladora. Tudo porque a cultura de cancelamento é um movimento da sociedade e não de alguns segmentos.

O combate à cultura do cancelamento no ambiente escolar pode seguir algumas premissas a serem desenvolvidas simultaneamente pela gestão, obviamente em conjunto com coordenadores e docentes. Trata-se de uma série de medidas a serem pensadas e estrategicamente aplicadas na prática.

A educação dos alunos a respeito da diversidade e da inclusão está no topo da lista e pode ser incluída de forma transversal por meio de programas educacionais que promovam a compreensão e, sobretudo, aceitação da diversidade. Para tanto, é preciso incentivar discussões em sala de aula sobre temas como tolerância, empatia e respeito às opiniões divergentes. Projetos interdisciplinares podem ser desenvolvidos com esse objetivo, surtindo bons resultados.

A partir dessa primeira premissa, outras ações precisam co-existir dentro do projeto pedagógico, tais como:

Educação midiática e letramento informacional: Ensine alunos sobre o impacto das interações online, bolhas informacionais, desinformação, e sobre a importância de expressar opiniões de maneira respeitosa e após ter conhecimento do fato. Eduque os estudantes para o uso responsável das redes sociais digitais e o efeito negativo que o uso irresponsável pode gerar para eles e para os demais.

Promoção do diálogo: Crie espaços seguros para o diálogo aberto e construtivo. Isso pode ser feito por meio de debates moderados e discussões em sala de aula. Ensine habilidades de comunicação eficaz e resolução de conflitos.

Liderança escolar: Os líderes escolares devem ser modelos de comportamento inclusivo e aberto ao diálogo. Implemente políticas que desencorajem práticas de cancelamento.

Desenvolvimento de habilidades sociais: Integre programas que desenvolvam habilidades sociais, como empatia, respeito e compreensão. Incentive atividades que promovam o trabalho em equipe e a colaboração.

Promoção da tolerância: Organize eventos que celebrem a diversidade cultural, étnica, religiosa e de pensamento na escola. Incentive projetos que destaquem a importância da aceitação das diferenças.

Políticas de prevenção ao bullying e ao cyberbylling: Implemente políticas rigorosas contra o bullying e promova uma cultura de apoio e proteção entre os alunos. Ofereça recursos de aconselhamento para lidar com situações difíceis.

Inclusão curricular: Garanta que a diversidade seja refletida no currículo escolar, abordando diferentes perspectivas e experiências. Incentive a leitura de obras de autores diversos e promova a discussão sobre essas obras.

Parcerias como pais e responsáveis: Envolva os pais no processo educacional, promovendo a compreensão mútua e o apoio à criação de um ambiente escolar inclusivo.

Colocar essas ações em prática exige bastante conhecimento e preparo por parte de gestores e coordenadores pedagógicos.

E muitos de vocês devem estar se perguntando. Mas como estruturar todas essas ações de forma a realmente surtirem efeito?

A partir do momento que passamos a integrar a educação midiática e o letramento informacional ao projeto pedagógico, metade do caminho está feito. Contudo, é necessário pensar no todos e em outros pontos para além da educação midiática.

Assim, preparamos um quadro com abordagens estratégicas e colaborativas a serem desenhadas e colocadas em prática pela gestão escolar, contendo algumas diretrizes que podem ajudar a gerir a comunidade escolar com esse objetivo:

Comprometimento da liderança: A gestão escolar deve expressar um compromisso claro com a promoção de um ambiente inclusivo e a erradicação da cultura do cancelamento. Demonstre liderança ética e inclusiva, sendo um exemplo para toda a comunidade escolar.
Comunicação transparente: Comunique claramente os objetivos do plano de erradicação do cancelamento para toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários. Destaque a importância da participação de todos na criação de um ambiente respeitoso e inclusivo.
Formação continuada e desenvolvimento profissional: Ofereça treinamentos regulares para educadores sobre educação midiática, letramento informacional – com foco no uso intencional da internet e desenvolvimento do senso crítico -, diversidade, inclusão, empatia e técnicas de gestão de conflitos – como Comunicação Não-Violenta, por exemplo. Inclua abordagens práticas para lidar com situações de cancelamento e promover o diálogo construtivo.
Envolvimento de docentes no processo: Incentive os professores a incorporar temas relacionados à diversidade em seus planos de aula, Crie espaços regulares para que os educadores compartilhem experiências e estratégias sobre como lidar com situações de cancelamento,
Desenvolvimento de políticas escolares: Desenvolva políticas claras que desencorajem práticas de cancelamento e estabeleçam consequências para comportamentos prejudiciais. Inclua medidas preventivas, como programas de mentoria e atividades de integração.
Participação dos pais e responsáveis no processo: Envolver os pais na implementação do plano, compartilhando informações sobre a importância da tolerância e do respeito mútuo. Realize reuniões regulares para discutir o progresso do plano e ouvir feedbacks dos pais.
Monitoramento do clima escolar: Implemente mecanismos de monitoramento, como pesquisas anuais, para avaliar o clima escolar e identificar áreas que precisam de atenção. Estabeleça canais de comunicação abertos para relatos de situações de cancelamento e atue prontamente.
Criação de espaços de diálogo: Desenvolva espaços seguros para o diálogo aberto, como fóruns regulares, grupos de discussão ou assembleias. Incentive a expressão de opiniões divergentes de maneira respeitosa e promova a compreensão mútua.
Incentivo a atividades culturais e sociais: Organize eventos que promovam a celebração da diversidade cultural, étnica e de pensamento na escola. Estimule a participação em atividades que promovam a integração e o entendimento entre os alunos.
Avaliação contínua e ajustes: Regularmente, avalie a eficácia do plano, fazendo ajustes conforme necessário. Esteja aberto ao feedback da comunidade escolar e envolva todos os interessados na melhoria contínua.

Ao implementar essas diretrizes, a gestão da escola não irá, obviamente, conseguir erradicar sumariamente a cultura de cancelamento entre os alunos da escola ou da rede de instituições de ensino, porém, passará a criar uma cultura mais inclusiva e colaborativa, contribuindo para o abandono da cultura do cancelamento e promovendo um ambiente escolar mais saudável para todos.

O fato é que o conhecimento de como funciona a internet, bolhas algorítmicas, respeito às leis e à ética são ferramentas poderosas que nossos educandos terão nas mãos para combater esse tipo de movimento nas redes sociais.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe, curta, comente e inscreva-se no nosso canal do Youtube, indicando aos amigos, e nas demais redes sociais do Educar para Ser Grande.

Palestras, consultoria e cursos, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Tags:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Artigos

Celular na escola e o que é mais urgente: proibir ou ensinar?

Ensinar a usar o celular de forma intencional não seria o caminho?
2021-06-22-11-21-44-438

Artigos

Número de brasileiros que evitam consumir notícias volta a crescer

47% dos brasileiros evita consumir notícias. Por que isso é tão ruim?
2021-06-22-11-21-44-438

Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Cidadania digital em sala de aula e fora dela

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Cidadania digital em sala de aula e fora dela

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram

Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Entre em contato também pelo e-mail ou no nosso canal do Telegram