Embora as perdas de aprendizagem e a evasão escolar já estivessem ocorrendo antes do surgimento da Covid-19, sobretudo nos anos finais do fundamental II e do ensino médio, foram aprofundadas ao longo dos dois anos de período pandêmico, por inúmeros motivos, entre eles a necessidade de isolamento social para barrar a proliferação do coronavírus.

Escolas, docentes e gestores não haviam se preparado para utilizar a tecnologia para dar aula e em muitos casos a adaptação ao ensino remoto não foi bem feita.

Com a volta às aulas presenciais, a grande questão é entender o que foi assimilado e quais estratégias adotar para dar início à recuperação dessas perdas.

Nessa edição do Roda de Conhecimento, a jornalista e educadora Sandhra Cabral conversa com Marilene Santana dos Santos Garcia, pós-doutorada interdisciplinar pela PUC de São Paulo em Tecnologias a Inteligência e Design Digital, docente universitária e autora de vários livros, como Curadoria Educacional: práticas para tratar o excesso de informação e fake news em sala de aula.

A especialista em educação reforça a necessidade da reflexão sobre o lugar que o aluno ocupa nesse processo e do que é significativo para ele.

Ouça o podcast e comente aqui e também nas redes sociais do Educar para Ser Grande. Sua opinião é muito importante para nós.

https://open.spotify.com/episode/15Cuwaj9YV84yNET4BQ9V1

Gostou do podcast Roda de Conhecimento? Siga-nos no Spotify!

O Roda de Conhecimento tem trabalhos técnicos de Léo Engelmann.

Para pauta, consultoria e cursos entre em contato pelo email:

sandhra@educarparasergrande.com.br


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário