Embora as perdas de aprendizagem e a evasão escolar já estivessem ocorrendo antes do surgimento da Covid-19, sobretudo nos anos finais do fundamental II e do ensino médio, foram aprofundadas ao longo dos dois anos de período pandêmico, por inúmeros motivos, entre eles a necessidade de isolamento social para barrar a proliferação do coronavírus.
Escolas, docentes e gestores não haviam se preparado para utilizar a tecnologia para dar aula e em muitos casos a adaptação ao ensino remoto não foi bem feita.
Com a volta às aulas presenciais, a grande questão é entender o que foi assimilado e quais estratégias adotar para dar início à recuperação dessas perdas.
Nessa edição do Roda de Conhecimento, a jornalista e educadora Sandhra Cabral conversa com Marilene Santana dos Santos Garcia, pós-doutorada interdisciplinar pela PUC de São Paulo em Tecnologias a Inteligência e Design Digital, docente universitária e autora de vários livros, como Curadoria Educacional: práticas para tratar o excesso de informação e fake news em sala de aula.
A especialista em educação reforça a necessidade da reflexão sobre o lugar que o aluno ocupa nesse processo e do que é significativo para ele.
Ouça o podcast e comente aqui e também nas redes sociais do Educar para Ser Grande. Sua opinião é muito importante para nós.
https://open.spotify.com/episode/15Cuwaj9YV84yNET4BQ9V1
Gostou do podcast Roda de Conhecimento? Siga-nos no Spotify!
O Roda de Conhecimento tem trabalhos técnicos de Léo Engelmann.
Para pauta, consultoria e cursos entre em contato pelo email: