“Pessoal, para fazer essa atividade em grupo, vocês têm 25 minutos”. Essa é uma das formas de gerir o tempo em sala de aula. No decorrer destes 25 minutos, o professor informa o quanto ainda resta para terminar o prazo para a atividade e, desta maneira, ajuda os estudantes a manterem-se focados na produção.

É óbvio que uma aula é dividida em muitos outros tópicos e, no geral, sempre buscando a interatividade da turma, aliás, tempo esse que também deve ser considerado pelo docente no momento de preparar a aula.

A gestão do tempo em sala de aula, com orientação inicial aos estudantes sobre o cronograma da aula, dinâmicas e tempo livre destinado à pesquisa, por exemplo, faz com que todos auxiliem o processo de cumprimento dos prazos no espaço da aula e gera melhoria do processo de organização pessoal e engaja os alunos.

Para que a gestão do tempo na sala de aula seja realizada de maneira produtiva, a educadora e jornalista Sandhra Cabral conversou com Fábia Antunes, doutora e mestre em pedagogia do movimento pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada para a construção curricular e aprendizagem educacional. Fábia Antunes também é diretora pedagógica da Escola Lourenço Castanho.

Ouça o podcast, siga o perfil do Roda de Conhecimento no Spotify e compartilhe com os colegas:

https://open.spotify.com/episode/1WRGtEQp4HPh4lmonU3T3n

O Roda de Conhecimento é um produto do portal Educar para Ser Grande, idealizado e apresentado por Sandhra Cabral, com trabalhos técnicos de Léo Engelmann.

Conheça um pouco mais sobre o Educar para Ser Grande por meio de suas redes sociais.

Para palestras, consultoria e cursos sobre educação, entre em contato conosco pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário