Lançar mão da análise de dados é tendência mundial, ao ponto de a profissão de estatístico ser uma das mais procuradas pelas grandes empresas.

Na educação não é diferente.

Nos Estados Unidos essa prática é uma realidade e os dados escolares são tratados como preciosidades.

O RISE  – Relevant Information to Strengthen Education, programa do Departamento de Educação do Colorado, computa e analisa dados de todos os alunos e professores, desde a educação infantil, das duas mil escolas do estado.

Dos estudantes são analisados os pontos fortes e fracos do aprendizado, a partir dos resultados das provas e atividades realizadas.

Já no caso dos docentes são coletados os programas de preparação dos quais participaram, suas atividades de desenvolvimento profissional e suas características enquanto educadores.

Todos os dados são cruzados e viram informações repassadas ao governo e, por meio delas, são tomadas iniciativas que visam a reforma no setor educacional. Os resultados da análise são igualmente compartilhadas com os alunos, pais, professores e pesquisadores.

A relevância da obtenção e análise de dados é que, organizados e acessíveis aos professores e gestores escolares, auxiliam no diagnóstico de suas turmas e dos alunos individualmente. Ou seja, viram informações exatas que podem ser usadas na tomada de novas ações pedagógicas ou de replanejamento educacional.

Sobre esse tema tão importante, a jornalista e educadora Sandhra Cabral conversou com Vinícius Freaza, professor de química formado pela USP e sócio-diretor da Evolucional.

Quer saber mais sobre a análise de dados na educação e como fazê-lo¿

Ouça esse episódio do Roda de Conhecimento:

O Roda de Conhecimento é um produto do Educar para Ser Grande, idealizado e apresentado por Sandhra Cabral com trabalhos técnicos de Léo Engelmann.

Siga o perfil do Roda de Conhecimento no Spotify e também as redes sociais do Educar para Ser Grande.

Para cursos, palestras e consultoria em educação entre em contato conosco pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário