“A chave precisa ser virada. É preciso entender que nesse novo formato, o processo de ensino e de aprendizagem é feito a partir de competências e de habilidades, e a cultura escolar ainda está voltada para o conteúdo. É preciso que professores e gestores virem a chave”, alerta Rita Rangel, gestora pedagógica da rede de colégios Santa Marcelina.

Rita Rangel adverte que ao pensar na aula, não é mais possível montá-la a partir do conteúdo que será trabalhado. O ideal é focar na habilidade a ser trabalhada. O próprio texto da habilidade, conforme a BNCC, orienta a operação cognitiva que o estudante precisará desenvolver. Exemplo: ele irá explicar algo, debater sobre algum tema, deverá elaborar algo. São dimensões cognitivas diferentes que pedem estratégias diferentes. “Olhar para o currículo e olhar para a habilidade me faz refletir sobre como desenvolver a aula e qual estratégia mais pertinente”, complementa Rangel.

Quer saber mais sobre como implementar o novo Ensino Médio da forma adequada?

Está tudo explicadinho no 2º episódio a respeito das grandes alterações formuladas para a última etapa da educação básica.

A jornalista e educadora Sandhra Cabral continua conversando com Rita Rangel, gestora pedagógica da rede de colégios Santa Marcelina, no Roda do Conhecimento, e ambas trazem mais informações sobre o “como fazer”!

Confira o segundo e último episódio sobre o tema:

https://open.spotify.com/episode/67zVgp9h8pwGSsbTi4MGJ7?si=1b46f9d22bc34509

Lembrando que, se você ainda não ouviu o primeiro, acesse o perfil do Roda de Conhecimento no Spotify ou nas redes sociais do Educar para Ser Grande e ouça, comente, salve e indique para os amigos.

No primeiro episódio, as principais mudanças e todos os motivos que mostram a relevância das alterações sugeridas.

No Spotify há duas perguntas que gostaríamos que respondessem.

Conte-nos também o que mais quer ouvir no Roda de Conhecimento. Dê sua sugestão e opinião, comentando e salvando os posts nas redes sociais digitais do Educar para Ser Grande no facebook, instagram, twitter e Youtube.

Lembre-se, toda quarta-feira, um novo bate-papo sobre tema relevante da educação no podcast Roda de Conhecimento. Fique ligado e siga o perfil no Spotify.

O Roda de Conhecimento tem trabalhos técnicos e edição de Léo Engelmann.

Para outras finalidades, entre em contato pelo email: sandhra@educarparasergrande.com.br

 


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário