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OCDE garante: boa parte dos nativos digitais não consegue distinguir fato de opinião na internet

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

junho 1, 2021
Jornalista e Educadora

Fato e opinião: duas coisas muito diferentes. Fato é um acontecimento puro e simples. Opinião é o fato narrado pela ótica de quem o conta, carregada, portanto, de viés subjetivo.

Apesar disso, 67% dos adolescentes brasileiros ouvidos pelo Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – não são capazes de fazer essa distinção.

A falta de habilidade para compreender o que é um fato e o que é uma informação opinativa pode levar nossos jovens a tirarem conclusões erradas, formarem suas opiniões com base em dados absolutamente direcionados e até mesmo distorcidos, e não terem a visão total acerca de um determinado tema, o que, a grosso modo, significa impacto negativo para a cidadania e para a educação.

De acordo com o relatório da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico -, a alfabetização digital de jovens do mundo está, em média, estagnada desde o ano 2000, e embora sejam nativos digitais, a intimidade deles com a tecnologia por si só, não os torna habilitados para compreender, separar o joio do trigo e utilizar de maneira eficiente o conhecimento disponibilizado na internet.

O levantamento mostra que a maioria dos adolescentes, além de não conseguir distinguir o que é fato do que é opinião, são incapazes de compreender ambiguidades em textos online, encontrar conteúdos confiáveis em buscas feitas na internet, em e-mails, aplicativos de mensagens e conteúdos compartilhados nas redes sociais digitais. Também não são habilitados, em sua grande maioria, de avaliar a credibilidade de fontes de informação.

As conclusões foram apresentadas pela OCDE na semana passada, com base no relatório Leitores do Século 21 – Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital.

O estudo condensa as habilidades de interpretação de texto dos alunos de 15 anos avaliados no Pisa, exame internacional aplicado pela OCDE em 2018 em estudantes de 79 países ou territórios, inclusive no Brasil.

Segundo a pesquisa, apenas metade dos estudantes em países da OCDE informara terem sido ensinados na escola a reconhecer se a informação que estão lendo é direcionada, e 40% deles foram incapazes de reconhecer os perigos de se clicar em links de e-mails de phishing.

As habilidades de navegação foram consideradas eficientes para apenas 24% dos estudantes na média da OCDE, e em termos de Brasil, para apenas 15% dos jovens.

As consequências dessa falta de capacidade para distinguir os níveis de informações que chegam a eles são profundas para a inserção no mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

Pessoas incapazes de interpretar e compreender textos de forma plena, além de serem presas fáceis para o ambiente de desinformação que floresce na internet e nas redes sociais digitais, como as fakes news, teoricamente também estão menos aptas a ocupar empregos de alta complexidade.

Na internet todo mundo posta o que quiser e, necessariamente, é preciso ter senso crítico e capacidade de interpretação de textos, curiosidade para buscar as fontes dos fatos para não ser literalmente tragado por mentiras ou distorções dos dados.

Tecnologia e alfabetização

Os dados da pesquisa da OCDE revelam que, embora sejam nativos digitais, os jovens não aprendem instintivamente as habilidades necessárias para usar a tecnologia para obter informações confiáveis.

Os índices de alfabetização digital dos jovens evoluíram pouco nas avaliações do Pisa feitas entre 2000 e 2018, apesar das enormes mudanças sociais e digitais vividas pela comunidade global nesse intervalo de tempo.

Mais do que contato constante com a tecnologia, Andreas Schleicher, diretor de educação da OCDE, defende que são a aprendizagem tradicional e o engajamento de professores que farão a diferença em dar aos alunos a capacidade de entender diferentes perspectivas em um texto e serem capazes de identificar nuances e opiniões.

O relatório aponta que, em sistemas educacionais nos quais essas habilidades digitais são ativamente ensinadas, estudantes pareceram mais capazes de distinguir fatos de opiniões.

De qualquer maneira, Schleicher acredita ser esse um problema que ultrapassa os muros da escola e exaltou o trabalho de países que já têm cultura enraizada de leitura e alfabetização, como Dinamarca, Finlândia, Estônia e Japão.

O que se sabe é que o educador tem um papel central nisso, à medida que mudam as habilidades exigidas dos estudantes: no século 20, esperava-se que um aluno obtivesse conhecimento de fontes pré-curadas, como enciclopédias.

Hoje, ele precisa aprender a distinguir o que é relevante entre milhares de resultados de uma busca no Google; precisa ser capazes de construir conhecimento e validá-lo, opina a OCDE.

“Os educadores precisarão ser grandes mentores, mobilizadores e guias” nesse processo, conclui Schleicher.

Bora ler? E muito? 

Embora a leitura esteja mais fragmentada e migrando cada vez mais ao ambiente virtual, o relatório da OCDE mostra que o papel dos livros e de textos aprofundados continua sendo primordial.

Os estudantes que reconheceram que ler livros com mais frequência em papel do que nos meios digitais renderam a eles melhores resultados em leitura, em todos os países e territórios que participaram do Pisa 2018. O problema é que 49%  deles afirmaram só ler se fosse realmente necessário.

Diante de todas essas conclusões, o incentivo a leituras de profundidade, que permitam aos alunos treinar a observação de nuances no texto, é uma estratégia capaz de melhorar as habilidades de compreensão textual tão valiosas no século 21, a era das fake news.

Nesse quesito, os professores são fundamentais, mas os pais certamente podem contribuir com o estímulo à leitura desde a mais tenra idade.

De acordo com a OCDE, os estudantes que revelaram ter pais que gostam de ler também apresentaram índices mais altos de prazer com a leitura.

Pandemia e vida online

A pandemia de covid-19 obrigou que todos migrássemos para o mundo virtual. Tudo bem, necessário… E temos que lidar com isso, buscar novas formas de alfabetizar nossas crianças e jovens. Saber o que é preciso mudar para que eles evoluam. Precisamos formar seres pensantes e críticos para a vida neste século 21.

“Para muitas crianças em idade escolar e até mesmo professores, a desinformação nos tempos pré-pandemia talvez parecesse algo remoto, uma preocupação política de pouca relevância no pátio da escola ou na sala de professores. Hoje, a infodemia (como especialistas se referem à proliferação de falsas informações em grandes volumes, como ocorre em tempos de covid-19) e a incerteza sobre fatos científicos e de saúde básicos capturou o foco dos alunos de 15 anos – e seu anseio por soluções”, afirmam os pesquisadores no relatório da OCDE.

Na opinião deles, “a alfabetização no século 21 significa parar e olhar para os lados antes de seguir adiante online. Significa checar os fatos antes de basear suas opiniões nele. Significa fazer perguntas sobre as fontes de informação: quem escreveu isto? Quem fez este vídeo? É de uma fonte confiável? Ele faz sentido? Quais são os meus vieses? Tudo isso cabe ao currículo escolar e ao treinamento de professores. E tudo isso tem implicações que vão muito além de detectar notícias falsas e desinformação: assegurar o ato de tomada de decisões bem informadas e assegurar a base de democracias funcionais.”

E você, educador e gestor de educação, o que pensa sobre o tema? Qual o seu trabalho a respeito da alfabetização digital, compreensão de texto, estímulo à leitura em papel, e orientações sobre como desvendar uma fake news por meio de checagem de fontes?

Conte pra mim! Aguardo vocês! Vamos buscar novos formatos juntos aqui no Educar para Ser Grande!

Fontes: OCDE e Portal BBC Brasil

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

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Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Duração palestra: 60 minutos
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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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