O streaming já faz parte da rotina dos pequenos. A atual geração não sabe mais o que é esperar o horário daquele programa favorito para poder assistir. Netflix e YouTube são as mais populares, mas inclusive os dois gigantes do vídeo possuem soluções exclusivas para crianças. Listamos 5 aplicações que substituem ou se tornam alternativas aos canais lineares.

 

1. YouTube Kids

De forma simples e colorida, o YouTube merece reconhecimento com o YouTube Kids. Lançado em 2015, o app recebeu uma série de investimentos depois do abandono de diversos anunciantes causado pelo conteúdo “non-family friendly”. A aplicação do Google não exige uma conta para a criança e sim dos pais. O responsável realiza o login com sua conta do Gmail/YouTube e cria um perfil para o pequeno. O histórico e recomendações ficam separados.

A navegação e playlists temáticas – como Netflix – ganham destaque. As seções são representadas por ícones, sendo elas: séries, Música, Aprender e Explorar.

A primeira desvantagem do app é a “prisão” dos algoritmos, tornando a criança de certa forma limitada às recomendações do próprio YouTube, já que no modo Kids não é permitido se inscrever nos canais.

Já o ponto positivo é a área exclusiva para os pais. Assim como na Censura da TV, é possível configurar uma senha própria para definir o timer do app (quando o app será fechado, por exemplo, após trinta minutos) e até permitir se será possível espelhar o vídeo na televisão.

No conteúdo, o YouTube não deixa a desejar para outras plataformas. Show da Luna!, Vila Sésamo, TV Cocoricó, Flávia Calina são alguns destaques. Videoclipes e a maior parte dos canais de gameplays não ficam disponíveis nesta versão da aplicação.

Tem comercial? Não. Nos testes feitos, reproduzimos 15 clipes seguidos e nenhum apresentou intervalos ou inserções publicitárias, mas nem tudo são flores. Segundo a página de suporte da companhia, anúncios limitados podem ser inseridos.

Disponível para iOS e Android. É gratuito.

 

2. Discovery K!ds Play!

Propriedade do canal pago Discovery K!ds o app permite assistir aos programas televisionados a qualquer hora na íntegra – inclusive off-line -, além de ter jogos e desenhos para a criança interagir.

O acesso ao conteúdo é restrito. Os responsáveis precisam assinar um pacote de TV por Assinatura que conte com o canal. Até o momento a Discovery não anunciou planos de lançar o serviço para não clientes das operadoras, como a Netflix ou mais recentemente a HBO Go.

O conteúdo se assemelha ao do canal não possuindo nenhuma série original. Peppa Pig, My Litte Pony, Zack & Quack, Peg + Gato são os destaques.

Assim como o YouTube, o K!ds Play! conta com publicidade de terceiros.

Disponível para iOS e Android. É gratuito, mas necessita ter TV paga.

 

3. Nickelodeon Play

Voltado ao público um pouco mais velho, a Nicklodeon, assim como o K!ds restringe seu conteúdo aos assinantes de TV por Assinatura. A vantagem é que os clips, trechos e conteúdos originais ficam abertos, tornando o login obrigatório apenas para os episódios completos dos programas.

O conteúdo vai dos clássicos, como Bob Esponja, iCarly e Brilhante Vitória, aos mais recentes: School of Rock, The Thundermans e muitos outros.

Visando a interatividade, o Nick também possuí jogos com os famosos personagens do canal.

Disponível para iOS e Android. É gratuito, mas necessita ter TV paga.

 

4. Galinha Pintadinha

A galinha mais famosa do Brasil está em todas as plataformas. Com o conteúdo freemium (gratuito com conteúdo pago) o app da Galinha Pintadinha é uma solução completa para os pais.

Divido em diversas seções, a série possuí 26 episódios, sendo 2 gratuitos. A cobrança ocorre apenas uma vez – ou seja, não é assinatura -, já no segmento musical, são 12 clipes grátis disponíveis em 3 idiomas diferentes.

A aplicação permite assistir os vídeos off-line, criar playlists para reprodução contínua, além de joguinhos para entreter os pequenos. Os vídeos podem conter publicidade.

Disponível para iOS e Android. É gratuito com conteúdo pago

 

5. CBeebies

Destinado a crianças de até 6 anos, o aplicativo da britânica BBC conta com versão em português no modelo freemium.

Com recursos para controle parental e interface leve, a BBC disponibiliza suas consagradas séries como Charlie e Lola, Sarah e o Pato e muitas outras com a finalidade de entreter e aprender. Jogos, contos, fábulas e desenhos também recheiam o app de conteúdo.

É possível ainda que a criançada apenda inglês através de lições e vídeos interativos. Destaque para os selos recebidos pela aplicação. A Associação Mexicana de Pediatria e KidSafe reconheceram a segurança do Cbeebies.

Ao contrário das outras plataformas, esta solução não conta com publicidade ao qualquer tipo de conteúdo patrocinado, mas cobra assinatura para parte do seu conteúdo.

Disponível para iOS e Android. É gratuito com conteúdo pago


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br