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Tragédia em Itaperuna expõe urgência da educação midiática para as famílias

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

julho 1, 2025
Jornalista e Educadora

A chocante notícia do assassinato de uma família em Itaperuna, no Rio de Janeiro, cometido por um adolescente de 14 anos com o apoio de sua namorada virtual de 15 anos, apreendida em Água Boa, no Mato Grosso, revela uma triste e urgente realidade: o abismo entre o mundo digital vivido por crianças e adolescentes e o acompanhamento das vidas desses jovens presencial ou no mundo virtual, no qual estão submersos, muitas vezes ausente, por parte de suas famílias. Mais do que um caso policial, o episódio escancara grave falha educacional e social que exige reflexão e ação imediata.

Segundo a Polícia Civil, o casal de adolescentes teria se conhecido por meio de um jogo online. Detalhe: o jogo online no qual os dois se inspiraram é o The Coffin of Andy and Leyley, que retrata um casal de irmãos em uma relação incestuosa que assassina os pais.

No caso dos jovens citados, a motivação para o crime, além do desejo de se encontrarem fisicamente, teria envolvido a reprovação dos pais ao namoro virtual e um plano para usar R$ 33 mil do FGTS do pai como meio de financiar a viagem. A frieza com que o garoto relatou o assassinato dos pais e do irmão de 3 anos, e o envolvimento da adolescente, que também pretendia matar seus próprios pais, nos força a olhar para além do sensacionalismo, absurdo e extremo deste caso e examinar as causas estruturais que permeiam essa tragédia.

Onde falhamos?

A adolescência é um período marcado por transformações emocionais intensas, busca por identidade e experimentações. Quando esses processos ocorrem em ambientes digitais desprotegidos, sem a mediação adequada de adultos responsáveis, o risco de exposição a conteúdos nocivos, manipulação emocional e vínculos perigosos cresce exponencialmente.

A ausência de acompanhamento familiar no uso das tecnologias é um problema estrutural no Brasil. Muitos pais desconhecem o que os filhos consomem online, com quem interagem, que plataformas utilizam e quais valores estão sendo reforçados nesses espaços. A ilusão de que os jogos online, redes sociais digitais e aplicativos em geral, inclusive os de mensagens, são apenas passatempos inofensivos pode esconder dinâmicas violentas, discursos de ódio, aprofundamento de preconceitos, exploração sexual e até aliciamento para crimes.

A urgência da educação midiática nas escolas e em casa

A educação midiática, para quem ainda não sabe, campo que promove a compreensão crítica, ética e segura da internet, mídia e das tecnologias digitais, precisa ser tratada como prioridade na formação de crianças, adolescentes, pais, idosos e educadores. Não se trata de proibir ou demonizar o uso das tecnologias, mas de ensinar a usá-las com consciência, responsabilidade e empatia.

Será mesmo que todos sabem que estão presos em bolhas algorítmicas ou mesmo como os algorítmos ditam o que ou que conteúdo chega até ele por meio das redes e plataformas, por exemplo?

Famílias precisam ser preparadas para dialogar com os filhos sobre os perigos e possibilidades da internet. E para isso, pais, responsáveis, avós precisam igualmente saber como a rede funciona. Isso envolve não é só sobre instalar filtros ou monitorar o tempo de uso de telas de crianças e jovens. É sobre construir vínculos de confiança e escuta ativa, em que crianças se sintam à vontade para compartilhar dúvidas, vivências e até situações de risco que estejam vivenciando.

É sobre aprender como a internet funciona e saber lidar com ela a partir dessse conhecimento. É sobre usar o bom senso, discernimento e observação para não se perder no infinito de informações e conteúdos que recebemos por minuto, correndo o risco de acreditar no erro como se fosse o correto.

E sua pergunta para mim pode ser: o que pode ser feito?

Estabelecer regras claras de uso de internet, jogos e redes sociais, conforme a idade dos filhos.

Participar ativamente da vida digital das crianças, buscando saber que jogos estão jogando, quem são seus amigos virtuais, quais canais, redes sociais, aplicativos e influenciadores acompanham.

Promover o diálogo constante sobre o que é segurança digital, respeito nas interações online e o que fazer diante de conteúdos ou convites estranhos, sensacionalistas ou duvidosos.

Buscar formação e informação! Pais e educadores precisam se atualizar sobre o universo digital infantojuvenil. Precisam estar ligados ao que os filhos estão, para entender o que estão fazendo online. Há cursos, plataformas e projetos que promovem educação midiática acessível e transformadora. Nós, aqui do Educar para Ser Grande, fornecemos esse conhecimento, basta nos contatar.

Estimular a empatia e a inteligência emocional, entendendo que crianças emocionalmente amparadas e ouvidas de forma ativa tendem a ter menos comportamentos impulsivos e mais capacidade crítica diante de situações de conflito.

Educar para o presente e o futuro

O caso de Itaperuna, no Rio de Janeiro, não pode ser tratado como uma exceção ou como resultado de um único fator. Ele é sintoma de uma sociedade que ainda se esquiva da responsabilidade coletiva de educar para o mundo conectado. É urgente que escolas, famílias e instituições públicas assumam o compromisso de formar cidadãos conscientes também no ambiente digital.

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📌 Para saber mais sobre como aplicar a educação midiática em casa ou na escola, acompanhe nossos conteúdos no site Educar para Ser Grande e nos contate para palestras, workshops e cursos.

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Inteligência Artificial: avanços dessa tecnologia exigem respostas novas da educação

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato:
cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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