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Estudantes de três estados são premiados por ações que melhoram a qualidade de vida na região em que vivem

2021-06-22-11-21-44-438

Sandhra Cabral

janeiro 19, 2021
Jornalista e Educadora

E quem disse que não há boas práticas incentivadas pela pandemia de coronavírus?

Há quase um ano a população do país e do mundo enfrenta o árduo desafio de manter, além da saúde física em dia, também a saúde mental, abalada por crise econômica, isolamento social, e uma sorte de outras dificuldades impostas pela nova situação.

Ações que, a princípio, parecem simples podem impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Entre elas estão, por exemplo, planos de ação desenvolvidos por alunos do Espírito Santo, São Paulo e Sergipe com esse foco. Tais iniciativas não passaram em brancas nuvens e foram premiadas no Desafio Criativos da Escola de 2020, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Estudantes do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco (SE), elaboraram o projeto Beijei! E agora?! – Caminhos para o empoderamento feminino, com objetivo de orientar jovens sobre educação sexual.

A ação visa abrir espaço para discussões sobre tabus, mitos e preconceitos em relação ao tema. Por conta da pandemia, o projeto foca em ações online compartilhando regularmente conteúdos nas mídias sociais, como podcasts, quiz e dicas de prevenção.

Uma outra iniciativa bastante louvável foi elaborada por estudantes da Escola Estadual Gilberto Giraldi, em Vargem Grande do Sul (SP),  após a constatação de que a falta de interação causada pelo distanciamento social acentuou problemas de saúde mental.

Com base nesse dado, os alunos desenvolveram o projeto Conexão GG, que funciona da seguinte maneira: por meio de um QR Code, a ação busca dar apoio emocional a colegas e familiares que, com relatos anônimos, podem receber orientação de profissionais voluntários. A ideia é ajudar a população a reconhecer suas emoções e proporcionar um ambiente de apoio emocional à comunidade escolar.

Segundo pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), durante os primeiros meses de pandemia de coronavírus, 77% da população brasileira se automedicou. De acordo com especialistas, esse hábito traz riscos sérios à saúde, como reações alérgicas, envenenamento e, em última instância, pode provocar a morte. Diante deste cenário, um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Waldemiro Hemerly, em Rio Novo do Sul (ES), desenvolveu o aplicativo CuidaApp: a saúde na palma da mão . A iniciativa tem como objetivo levar informação sobre as consequências da automedicação e do uso de medicamentos inadequados aos moradores da cidade.

É bom destacar que, devido às medidas de prevenção à Covid-19, a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola foi adaptada para que os estudantes pudessem participar de missões, individuais e coletivas, à distância.

Foram selecionados planos de ação, que, além de abordar a qualidade de vida, falam sobre a área de educação, igualdade, inclusão social e meio ambiente.

A lista completa com os 50 projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2020, você confere aqui.

Conheça outras 10 ações premiadas que abordaram a qualidade de vida!

Bahia

Exploradores do Amanhã, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, em Caetité (BA)

Plano para desenvolver modelo de barracas para a feira livre do município, que é importante patrimônio histórico, cultural e social. As novas estruturas pretendem por fim na desorganização das barracas e no descarte inadequado do lixo.

Paper Clean, do Colégio Estadual Pedro Calmona, em Amargosa (BA)

Visa desenvolver um dispositivo para desinfectar folhas de papel, diminuindo, assim, o risco de propagação de vírus e de diversos outros patógenos.

Ceará

Alpha Centauri, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza (CE)

Plano quer desenvolver máscaras de proteção com nanopartículas de prata capazes de matar bactérias e, também, o vírus da Covid-19.

Minas Gerais

Luztina, do Colégio Santa Maria Minas, de Belo Horizonte (MG)

O grupo pretende desenvolver um site para auxiliar pessoas que passam por transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, causados, principalmente, pelo isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus.

Renovando Esperança, da Escola Estadual Gabriel Ribeiro, em Carmo de Minas (MG)

Por meio da formação de grupos de alunos referência para cada bairro, a ação pretende aproximar a população da escola e vice-versa. Os grupos pretendem promover melhorias em cada bairro, a partir de reclamações e sugestões dos moradores.

Pernambuco

Iniciação científica em plano virtual: Uma ação para salvar vidas, da Escola de Referência de Ensino Médio, em Ipojuca (PE)

Desenvolver defensivos orgânicos a base de plantas medicinais para combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

São Paulo

Campinas das Quebradas, da Escola Estadual Francisco Glicério, em Campinas (SP)

O objetivo do projeto é que os estudantes aprendam a editar e montar um documentário, que conte as histórias das regiões periféricas de Campinas a partir das perspectivas dos próprios integrantes do grupo.

Conexão Mazza, do Instituto Madre Mazzarello, em São Paulo (SP)

O projeto visa promover informação, discussão e denúncia, tendo em vista o assédio sofrido pelas em todos os seus sentidos e seus danos físicos e psicológicos.

Redução de desigualdades, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Souza Filho, em São Paulo (SP)

A partir da ODS 10, redução das desigualdades, projeto pretende alcançar os moradores que são vítimas de discriminação, devido sua classe e raça, em sua comunidade.

Sonhe, acredite e realize!, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, em São Paulo (SP)

A ação tem como objetivo conscientizar um maior número de pessoas sobre o que é depressão e ampliar a rede de apoio, por meio de redes sociais e outras ações offline.

Fonte: Instituto Alana

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

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Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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