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Crianças superdotadas e os mitos sobre alta performance

2021-06-22-11-21-44-438

Edu Admin

março 1, 2018
Jornalista e Educadora

Na sociedade, há crenças e mitos equivocados sobre os alunos mais talentosos. Os estereótipos a respeito dos superdotados estão tão profundamente enraizados, por fazerem parte do pensamento popular, que fica até difícil a rápida detecção de uma criança que se encaixa nas características de superdotada até mesmo dentro da escola.

De acordo com o MEC, estudantes de alta capacidade são alunos com necessidades educacionais especiais, mas, na maioria dos casos, não são tratados como tais. A crença de que estudantes avançados não precisam de nenhuma intervenção está longe da realidade e afeta negativamente a vida acadêmica e pessoal do aluno.

Nas salas de aula, existe uma porcentagem relevante de crianças superdotadas que, além de não serem detectadas, não recebem a atenção devida durante o processo ensino-aprendizagem. No Brasil, estima-se que existam 2,5 milhões estudantes com alta capacidade intelectual, mas apenas 11 mil foram identificados no Censo 2010, segundo a TV Câmara.

Se não são detectadas, essas crianças veem suas necessidades pouco ou mal cobertas. Jovens superdotados precisam de atividades educacionais adequadas às suas habilidades, sob o risco de sentirem-se desestimulados, apáticos e infelizes na escola.

 

Mito 1: pensa-se em crianças com alta capacidade intelectual como seres insociáveis, com “ar estranho”, mal adaptadas ao meio ambiente e aos demais.

Mas a realidade é que eles são um grupo muito heterogêneo e, como outros meninos e meninas, sua personalidade e experiências marcarão as diferenças interpessoais.

 

Mito 2: são crianças emocionalmente instáveis.

Quando falamos de crianças com habilidades elevadas, não podemos deixar de considerar sua grande sensibilidade. São crianças que percebem e vivem muito intensamente o mundo ao seu redor e, no ambiente escolar, tornam-se especialmente vulneráveis.

 

Mito 3: são crianças que fazem tudo certo, são perfeitas.

Podem ser crianças brilhantes em alguns aspectos, mas a maioria se destaca em uma ou duas áreas, com uma evolução normal ou mesmo menor em outras áreas. Assim, não podem e não devem ser altamente cobradas o tempo todo, já que são crianças como as outras e, como tal, têm também, deficiências.

 

Mito 4: têm recursos para tudo, não precisam de ajuda.

Mentira! Crianças com alta capacidade, assim como as demais, precisam de apoio, orientação e ajuda. Elas também podem apresentar dificuldade em estudar e, muitas vezes, falhar devido à baixa motivação.

 

Mito 5: sempre ficam entediadas e têm problemas de relacionamento na escola.

Crianças superdotadas ficam entediadas como qualquer criança de sua idade, mas o tédio se acentua especialmente se as metas não correspondem às suas capacidades e interesses. Elas podem, inclusive, sofrer retrocesso como qualquer outro aluno.

 

Mito 6: tiram notas muito boas e sempre se destacam.

Como qualquer pessoa, crianças com capacidades elevadas gostam de se destacar quando a tarefa é interessante e estimulante para ela, mas, ainda assim, não é garantia de que o resultado de sua atividade seja um sucesso. Mesmo quem tem capacidades elevadas, mas não se esforça, não é constante ou perseverante, pode também falhar no que pretende desenvolver.

 

Mito 7:  suas habilidades são inatas, estáticas e fixas.

As de todos os seres humanos estão enraizadas e podem ser desenvolvidas. Todos nascem com habilidades inatas que, se não trabalhadas, se perdem.

 

Mito 8: uma pessoa com um QI acima de 130 é superdotada

Atualmente, este não é um critério válido para estabelecer um diagnóstico superdotado. As tendências teóricas atuais levam a um modelo mais integrador da pessoa. Para estabelecer um diagnóstico mais assertivo, há necessidade de avaliar outros aspectos como a personalidade, o desenvolvimento que teve até o momento da avaliação, a criatividade, o estado emocional e motivacional e, também, a esfera familiar e social.

Diante de tudo o que foi exposto, fica claro que os professores, que são os indivíduos dentro da escola mais próximos às crianças, têm responsabilidade em observar os alunos e, ao avaliar que algum deles tem características muito diferenciadas dos demais, tanto para mais como para menos, deve alertar a coordenação da instituição de ensino, bem como os pais.

Todos somos diferentes uns dos outros, e as características de cada um precisam ser respeitadas, estimuladas e impulsionadas, sobretudo na escola.

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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