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Fake News: necessidade de abordar notícias falsas em sala de aula!

2021-06-22-11-21-44-438

Edu Admin

janeiro 22, 2018
Jornalista e Educadora

Jovens estão sempre conectados e, teoricamente, estão mais informados. Correto? Não. Uma pesquisa (pdf – em inglês) publicada no periódico EdWeek da Universidade de Stanford mostrou que jovens – já universitários – ignoram informações básicas dos sites que acessam, como seus financiadores e o autor da postagem, confiando majoritariamente no ranking dos buscadores, tornando propícios a acreditarem em fake news .

A pesquisa que recebeu mais de 7 mil respostas também ouviu estudantes do ensino médio. Neste grupo, a maioria não conseguiu distinguir um anúncio de uma notícia informativa, o que é muito preocupante, já que compram como informações o que é publicidade. Diante da constatação, é certo que deveria fazer parte da rotina escolar abordar a questão da fake news em sala de aula. Algumas instituições de ensino já entenderam isso e realmente investem nesse tipo de esclarecimento, mas boa parte ainda não. Assim, vai a dica: como abordar este tópico em sala de aula?

Mas antes … o que é fake news?

Segundo o Collins English Dictionary, que nomeou o termo como palavra do ano de 2017 – fake news significa:

“False, often sensational, information disseminated under the guise of news reporting

(falsa, muitas vezes sensacional, a informação que é divulgada sob o disfarce de notícia informativa – tradução nossa)

Ao contrário de como vem sendo usada, a fake news não é uma notícia que o leitor discorda e muito menos um erro de apuração. A expressão significa, segundo o Mackenzie, uma publicação feita sem apuração, de forma intencional ou não que se assemelha com a verdade. O termo se popularizou com o presidente americano Donald Trump ao criticar veículos de comunicação e jornalistas, mas vale deixar bem claro que a fake news existe desde o início dos tempos.

Checagem de Fatos na sala de aula

A organização internacional de Fact Checking Poynter elaborou um plano de aula gratuito destinado aos professores e educadores que queiram trabalhar a temática. Contando com 20 páginas e de maneira bem simples, o material é excelente cartilha para introduzir os estudantes no mundo da checagem de informações. O material foi traduzido para o português pela agência de jornalismo investigativo A Pública e pode baixado gratuitamente (em pdf). Segundo o livreto, o ideal é que o professor dedique ao menos 75 minutos – caso siga por completo.

Experimentos ao redor do mundo

Na Inglaterra, Beth Hewitt, professora da Universidade de Salford tem realizado seminários sobre como identificar fake news. Voltado para crianças do ensino fundamental, as mesmas ressaltam que têm dificuldade em distinguir notícias reais das falsas. A boa nova é que, ainda na terra do Big Bang, os jovens que foram ouvidos admitiram que confiam nas grandes marcas de jornalismo – BBC, Sky News e ITV – e que os meios mais confiáveis são TV, Online e posteriormente o rádio.

Já na Itália, mais de 8 mil escolas do segundo grau estão recebendo projetos contra fake news. Idealizado pela jornalista e política Laura Boldrini, a experiência conta com o apoio do governo italiano e de empresas de tecnologia como o Facebook. Segundo ela:

“É justo dar a essas crianças a possibilidade de se defenderem das mentiras”

O programa que tem potencial para se tornar um espelho para o resto da Europa sugere também que os próprios alunos criem blogs ou páginas em redes sociais para expor histórias falsas e mostrar o processo de apuração. Essa determinação é polêmica, não é?

Como identificar uma notícia falsa

1. Olho no endereço

Se a URL da página se assemelha de outro portal ou site mais conhecido desconfie. Endereços online com finais .com.co, .co, .tk necessitam de maior atenção.

2. O título

Manchetes em CAIXA ALTA tendem a ser sensacionalistas ou apenas caça cliques. Títulos com opiniões explícitas – ou mesmo adjetivos – em matérias informativas também são indicativos de fake news.

3. Quando foi publicado?

Sites com credibilidade apresentam de forma clara a data da publicação e/ou atualização. Já quem produz notícias falsas tendem a reciclar seu conteúdo, ocultado a data original.

4. Quem publicou?

O post tem o nome do autor? É comum as matérias terem a assinatura de quem escreveu aquele conteúdo. Produtores de notícias falsas se escondem no anonimato da internet. Procure observar sempre quem são as fontes das notícias, ou seja, as pessoas que deram as informações ao redator. Isso é importante.

5. Veículo

Já conhece esse site? Quem é o proprietário? E o público alvo da publicação? Analise os outros posts e veja os comentários.

Dica Extra: Use o site WhoIs.net para encontrar informações sobre o proprietário do site. Basta digitar a URL do veículo. Se os dados estiverem protegidos ou ocultos, desconfie.

6. Pesquise no Google

Pode parecer óbvio, mas muita gente esquece de fazer isso. Ao pesquisar aquele assunto no buscador, é possível ver se outros veículos noticiaram aquela mesma informação. E convenhamos, dificilmente o site “Noticias Urgentes do Meu Brasil” vai furar a Globo ou UOL.

7. Publicação Original

Ainda usando o Google, use os filtros de data e idioma para descobrir o primeiro site que publicou a tal informação.

8. Para imagens, faça uma pesquisa reversa

Ferramentas gratuitas como Google Imagens (apenas PC/Mac) – no mobile há um site não oficial chamado Reverse Photos – e Tineye permitem que você faça o upload daquela foto que está circulando no seu WhatsApp e confirme a veracidade daquela informação. Os buscadores apontam também para os sites em que a fotografia foi publicada e até a data de origem, assim como o retrato original, para aquelas que foram manipuladas.

A realidade em números

Segundo a Pew Research Center, 55% das pessoas com mais de 50 anos recebem notícias das de redes sociais. Entre 18 e 49 anos, o número atinge a casa dos 80%. Quase metade dos jovens diz estar preocupado com as notícias falsas, mas mesmo assim, 30% diz não estar interessado em aprender como às identificar.

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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
  • AI na gestão escolar e na otimização de processos
  • AI utilizada por docentes na preparação de aulas, na preparação de avaliações e no estímulo à construção de conhecimento

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
  • Como criar uma CoPV
  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Duração palestra: 60 minutos
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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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