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Vestibular em outros países: como funciona?

2021-06-22-11-21-44-438

Edu Admin

fevereiro 22, 2018
Jornalista e Educadora

Anualmente milhares de estudantes se inscrevem no vestibular com objetivo de ingressar no ensino superior. O ENEM, criado pelo MEC em 1998, tem como principal proposta a avaliação do ensino médio nacional. Em 2009 recebeu uma função a mais: servir de porta de entrada para milhares de estudantes no ensino superior através do SISU.

Em 2017, por exemplo, o ENEM recebeu pouco mais de oito milhões e meio de vestibulandos. O processo que é baseado na exclusão por notas divide a opinião de especialistas, mas o Brasil não é o único a adotar. Comparamos com a Argentina, China e os Estados Unidos.

 

Argentina

O país vizinho adotou o chamado “Ciclo Básico Comum”, um equivalente ao cursinho brasileiro, para nivelar todos os alunos antes da entrada no ensino superior, mas na Argentina, esse ciclo já equivale ao primeiro ano da faculdade. Sem concorrência, nem cotas, caso o estudante não passe em alguma matéria, ele ficará de dependência (DP) – similar ao Brasil.

As provas são realizadas em junho para quem deseja ingressar em agosto daquele mesmo ano, ou em outubro para entrar em março do ano seguinte.

 

Estados Unidos

Chamado de “application”, depende muito mais do seu histórico escolar e atividades extracurriculares do que processos seletivos como SAT e ACT.

Além das boas notas ao longo do segundo grau, durante as aplicações é necessário que o aluno se conheça muito bem, pois é questionado sobre seus os sonhos, expectativas e pretensão de colaboração para a sociedade. Os alunos tendem a se preparar um ano antes de iniciar as inscrições.

Com cerca de quatro mil universidades, se destacam a Ivy League – composta pelas oito universidades americanas de maior prestígio, entre elas estão Harvard, Yale, Columbia e Princeton.

Carta de Recomendação

A Carta de Recomendação é um dos requisitos básicos para ingressar em uma universidade americana. Ela é fornecida ao estudante por um diretor ou professor da escola onde fez o segundo grau, apontando suas qualidades, desempenho ao longo dos anos de estudo até então, e traz relatos de pró-atividade e curiosidade sobre o estudante.

Redação

A redação ou personal statement é um texto elaborado pelo aspirante em que ele deve falar sobre si, seus feitos e que revelem um outro lado do aluno, mais pessoal.

Atividade Extracurricular

O candidato deve contar se pratica esporte, realiza algum trabalho voluntário ou se tem talento com instrumentos musicais. Vale qualquer atividade, portanto que tenha alguma importância para o estudante.

Entrevistas

As principais universidades costumam entrevistar os candidatos. As entrevistas podem ser feitas tanto online como  presencialmente. O objetivo da conversa é tirar algumas dúvidas e conhecer mais o aluno durante o bate papo.

 

China

O Gaokao intimida não apenas pelo seu nome, mas pela concorrência e dificuldade. Cerca de nove milhões de chineses prestam anualmente o vestibular do país asiático. Para fins de comparação, o SAT americano recebe pouco menos de dois milhões de pessoas, e o ENEM, cerca de oito milhões.

Lançado em 1997, o modelo mudou a educação da China. Deng Xiaoping, expulso por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural e que posteriormente se tornou vice-primeiro-ministro em 1977, decidiu tornar a educação sua prioridade. Em agosto daquele ano, ele convocou uma reunião para discutir a possibilidade de trazer de volta o vestibular – extinto em 1965. Muitos especialistas em educação foram favoráveis à ideia, mas outros não estavam confiantes.

O principal empecilho era que o presidente Mao, durante seu governo – que acabara no ano anterior, 1976 -, havia realizado a Revolução Cultural, iniciada em 1966, que fechou universidades e levou estudantes ao campo para trabalharem na zona rural.

O processo seletivo do Gaokao ocorre entre junho e julho de cada ano. A preparação é intensa. Para dois dias de prova, os estudos duram um ano inteiro com uma rotina cansativa, em geral,  das sete da manhã às nove da noite.

O exame conta com questões objetivas e dissertativas de Mandarim, Matemática, Inglês e outras ciências.

Durante os dois dias, toda organização da cidade é alterada para não atrapalhar os estudantes em prova. Os carros são proibidos de buzinar e até táxis exclusivos são disponibilizados para levar e buscar os vestibulandos ao local de aplicação.

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo da palestra é abordar a Inteligência Artificial e os impactos dela na educação. A AI já está entre nós e entre os nossos estudantes, então, como a escola deve se movimentar para integrar a AI e oferecer aprendizagem significativa para os alunos?

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Roteiro da palestra

  • Inteligência Artificial: benefícios e desafios para a educação
  • Repensando o atual sistema educacional baseado no conhecimento
  • Apropriando-se das ferramentas de AI para aplicar em sala de aula
  • Inteligência Artificial e educação midiática de nossos estudantes
  • AI em atividades, pesquisas e produção de conteúdos acadêmicos
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Avaliação de Aprendizagem: processo de inclusão de estudantes e retroalimentação do processo de ensino

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O objetivo da palestra é mostrar os fundamentos gerais da Avaliação de Aprendizagem; diferenças entre avaliar e examinar; intencionalidades e momentos da avaliação de aprendizagem e premissa fundamentais da avaliação como processo de inclusão.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Conceitos sobre avaliação de aprendizagem
  • Diferença entre avaliar e examinar
  • Parâmetros e instrumentos úteis à avaliação de aprendizagem
  • Compreender o processo avaliativo como instrumento de inclusão
  • Importância do processo avaliativo como mecanismo de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem
  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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Cidadania digital em sala de aula e fora dela

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O objetivo é levar aos educadores as principais problemáticas da cidadania digital aplicada ao contexto escolar, como a proteção à privacidade, a segurança da informação, acessibilidade, o ecossistema da vida civil digital, o combate a violências online e o uso de recursos educacionais abertos e gratuitos, conectando-os à BNCC e as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, com foco no desenvolvimento do trabalho com crianças e jovens.

Responsável:
Sandhra Cabral

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Roteiro da palestra

  • Apresentar aos educadores o conceito de cidadania digital e sua relação transversal com a educação básica e também do ensino médio, por meio de leis e marcos legais no Brasil a respeito do uso de internet
  • Abordar a proteção básica e enfrentamento de violências na
  • Internet, como bullying, divulgação de vídeos particulares na rede ou ameaças
  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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Comunidade de Prática Virtual para atualização profissional docente e de gestores dentro das escolas

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Objetivo da palestra é capacitar docentes, coordenadores e gestores a atuarem em Comunidades de Prática Virtual para construção de novos conhecimentos, pesquisas, rubricas, formas diferenciadas de avaliação; desenvolvimento de novos protocolos ou melhoria dos já existentes; aperfeiçoamento de ações de aprendizagem ou desenvolvimento de novas práticas; apropriação de novas tecnologias; solução de problemas; e monitoramento de novos projetos.

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Roteiro da palestra

  • Conceito, aplicabilidade e objetivos de uma CoPV
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  • Desenvolvimento, implementação e operacionalidade de uma CoPV
  • Trabalho na CoPV e como promover engajamento e construção de conhecimento conjunto
  • Atuando em equipe para o aperfeiçoamento de todos
  • Comunidade de Prática Virtual na Prática

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Gestão da Comunicação Escolar com foco na melhoria do processo de aprendizagem

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O objetivo é revelar os benefícios da gestão da comunicação escolar para uniformizar, engajar e gerar proatividade por parte da equipe de docentes, funcionários, pais, comunidade escolar e alunos, quando ela é gerida da forma correta.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Comunicação assertiva, não-violenta e escuta ativa a favor do processo de aprendizagem

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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Comunicação Assertiva, Comunicação Não-violenta e Escuta ativa: conceitos
  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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Duração palestra: 60 minutos
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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Aprendizagem por meio de projetos: porque adotá-los e como desenvolvê-los em linha com a BNCC

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a aplicabilidade da aprendizagem por meio de projetos e os projetos integrados interdisciplinares nas séries da educação básica, para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC e nos itinerários formativos do Ensino Médio.

Responsável:
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E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
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  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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Quer levar essa palestra para sua escola, rede de ensino, evento ou congresso?

O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

Duração palestra: 60 minutos
Duração Workshop: 90 minutos

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
  • Educomunicação, BNCC e Ensino Médio: aplicação prática

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