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PISA: o que o relatório mundial da educação tem a dizer sobre o Brasil?

2021-06-22-11-21-44-438

Edu Admin

fevereiro 5, 2018
Jornalista e Educadora

Com as recentes discussões sobre a qualidade de ensino no Brasil, vale relembrar o que o relatório do PISA divulgado em 2015, já indicava: o país se mantém estagnado desde 2009 no quesito educação, e amarga as últimas colocações no ranking mundial que faz o levantamento junto a 70 países.

 

O Brasil

Nas três áreas de conhecimento: ciências, leitura e matemática – o país ficou abaixo da média mundial. Singapura ficou em primeiro lugar nas três categorias, antes da posição de número 60 alcançada pelo Brasil.

Matéria Brasil Mundo
Ciências 401 493
Leitura 407 493
Matemática 377 490

O resultado do Brasil permaneceu ruim nas três áreas, e, infelizmente, comparando-se os dois últimos estudos, o país tupi-guarani manteve a média baixa, não oscilando para nenhum lado.

 

Reprovação

O relatório de PISA faz também uma leitura socioeconômica dos países participantes. Segundo a publicação os níveis de desigualdade social são altos, a exemplo das incidências de reprovação. No Brasil 36% dos jovens de 15 anos repetiram ao menos uma vez o ano escolar. Trata-se da segunda taxa mais alta da América Latina, perdendo apenas para a Colômbia com 43%.

 

Diplomados

Um outro agravante ganha destaque. O baixo número de adultos entre 35 a 44 anos que possuem nível superior completo é alarmante: apenas 15% são diplomados, contra 37% dos outros países.

 

Imigrantes

O relatória PISA ainda destaca o baixo número de imigrantes, sendo de primeira ou segunda geração. Menos de 10% dos brasileiros que realizaram os testes são estrangeiros. Comparando o desempenho dos jovens da mesma classe-social, os imigrantes tiveram 66 pontos a menos que os “nativos” em ciências.

 

Gasto x Desempenho

O gasto por aluno com idade entre 6 e 15 anos no Brasil foi de US$ 38,192, o que equivale 42% do investido em outros países. O próprio relatório compara o Brasil com outras nações latinas como Colômbia, Uruguai, México e Chile. As três primeiras têm custo-aluno menor e, mesmo assim, obtiveram melhores resultados, o que aponta melhor gestão do dinheiro destinado à educação. Já o Chile tem custo-aluno quase idêntico ao do Brasil (US$ 40.607) e também obteve nota melhor em ciências, 477 contra 401.

 

Igualdade entre gêneros

Ainda longe de acabar com a disparidade, o Brasil está acima na média na diferença de notas entre garotas e garotos.

 

Crianças nas escolas

No Brasil, 71% dos jovens na faixa de 15 anos de idade estão matriculados na escola a partir do 8º ano. Um aumento de 15% em 12 anos. O próprio relatório elogia o desempenho brasileiro, embora ele esteja longe de ser bom.

O fato de o Brasil ter expandido o acesso escolar a novas parcelas da população de jovens sem declínios no desempenho médio dos alunos é um desenvolvimento bastante positivo.

De qualquer forma, é muito bom ressaltar que o fato de os estudantes estarem dentro das escolas não significa que a qualidade do ensino oferecido seja bom. Sabemos que muitos estudantes deixam o ensino fundamental sem compreender o que estão lendo. A qualidade da educação precisar crescer, e muito!

 

Por que Singapura é tão bem-sucedida na educação?

Singapura só se tornou um país independente em 1965. A nova nação tinha uma força de trabalho pobre, não qualificada e, em grande parte, analfabeta. O pequeno país asiático concentrou-se incansavelmente na educação de qualidade como forma de alavancar a economia e elevar o nível de vida da população.

Mesmo estando entre os mais pobres do mundo, com uma mistura enorme de etnias, religiões e línguas, Singapura ultrapassou os países mais ricos da Europa, América do Norte e Ásia para se tornar o número um na educação, fazendo o correto: investindo em mão-de-obra qualificada e valorizando os docentes.

Atualmente o país recruta seus professores de um sistema altamente centralizado. Todos os educadores são treinados no Instituto Nacional de Educação, o que assegura, segundo o país, o controle de qualidade.

 

Sobre PISA

Durante duas horas, mais de 540 mil estudantes realizam o teste de PISA em um computador. Aqueles jovens sabem que naquele momento eles não serão avaliados, mas seu país.

Os influentes rankings de Pisa (Programme for International Student Assessment), administrados pela OCDE, são baseados em testes realizados por jovens de 15 anos em cerca de 70 países que mesclam questões dissertativas e de múltipla-escolha. O último relatório divulgado foi em 2015.

Os jovens precisam ainda responder um questionário generalista em pouco mais de meia hora falando sobre suas condições socioeconômicas, escola, casa, aprendizado e sobre eles mesmos.

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  • Elementos e estratégias de inclusão em meio a processos avaliativos
  • Promoção da ideia de que o processo avaliativo considera e valoriza diferenças durante a aprendizagem
  • Destacar a importância da avaliação formativa e das devolutivas pedagógicas (feedbacks)
  • Desenvolver o olhar avaliativo cujo foco é o estudante

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  • Compartilhar sugestões de atividades práticas sobre segurança e cidadania digital 
  • Caminhos possíveis para a resolução de situações envolvendo violências online, incluindo canais de ajuda e denúncia
  • Responsabilidade e cidadania no uso da internet, por meio do letramento informacional

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  • Gestão da Comunicação Escolar: o que é e qual é a sua finalidade
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o processo de aprendizagem
  • Impactos positivos da boa gestão da comunicação escolar para o engajamento e geração de proatividade de docentes, funcionários e pais
  • Ferramentas e estratégias para implementar uma gestão da comunicação escolar de excelência na escola e/ou na rede de ensino
  • Prática: usando a gestão da comunicação escolar para equacionar problemas no processo de ensino e de aprendizagem

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Apresentar aos docentes e gestores educacionais a relevância da boa comunicação com os estudantes para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No caso de gestores, reflexo da boa comunicação para o engajamento da equipe.

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  • Diferença e objetivos de cada uma delas na educação
  • Como desenvolvê-las no dia a dia da escola (com estudantes e pais)
  • O que muda no processo de aprendizagem a partir da boa comunicação e da escuta ativa
  • Uso da Escuta Ativa e da Comunicação Não-violenta na resolução de conflitos, desavenças, problemas provocados por ruídos comunicativos e no combate ao bullying
  • Prática: como a escola pode desenvolver estratégias da boa comunicação entre todos os seus players, na busca por resolução de seus problemas?

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Educação não-sexista: necessária para um futuro igualitário entre os gêneros

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O objetivo é apontar caminhos de como levar a educação não- sexista para a educação formal, de forma transversal, com a finalidade de desconstrução de conceitos e padrões preconceituosos e violência de gênero.

Responsável:
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Roteiro da palestra

  • Educação não-sexista: o que é
  • Porque a escola do século XXI deve promover a equidade entre os gêneros no ensino formal
  • Educação não-sexista e os padrões de preconceito perpetuados pela escola e pelos pais
  • Como levar a educação não-sexista para a rotina das aulas de forma transversal e naturalmente
  • Como trazer a educação não-sexista para as mais variadas áreas de conhecimento da educação básica

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Roteiro da palestra

  • O que é aprendizagem por meio de projetos e quais os impactos positivos dessa metodologia no processo
  • Projeto integrado interdisciplinar e seu objetivo na educação
  • Porque a aprendizagem por projetos e os projetos integrados interdisciplinares estão em linha com a BNCC e itinerários formativos do ensino médio
  • Fases do projeto integrado interdisciplinar e a educação básica
  • Apropriando-se do PII
  • Como o corpo docente deve proceder para cria-lo e desenvolvê-lo para cada turma, atuando como professor-mediador.

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Educação Midiática, Inteligência Artificial e Novos Letramentos na prática docente

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O objetivo é apresentar aos docentes e gestores educacionais a importância de preparar crianças e jovens para o uso intencional da internet, como ela funciona, riscos a que estão submetidos nas redes, e como identificar e descontruir notícias falsas. Impactos dos algoritmos, bolhas e Inteligência Artificial nos conteúdos pesquisados na web.

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Roteiro da palestra

  • Letramento digital e letramento informacional: o que é, para que serve e como incluí-los nas disciplinas transversalmente
  • Educação midiática: o que é e para que serve
  • Entendendo como realizar pesquisas assertivas e altamente producentes na internet
  • Como funciona a internet: algoritmos e bolhas nas redes sociais digitais
  • O que é fake News, indústria de produção de notícias falsas e como se propagam
  • Impacto nocivo das fakes News na sociedade
  • Identificação de notícias falsas: como desconstruí-las para encontrar o conteúdo verdadeiro 
  • Desmistificando a Inteligência Artificial e como impacta conteúdos pesquisados e ações na Internet

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Educomunicação na prática docente: estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI

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Essa palestra tem por objetivo apresentar aos docentes e gestores escolares o processo de ensino pela e para a mídia, que utilizado com apropriação e intencionalidade, engaja os estudantes na construção de conhecimento, desenvolvendo também competências e habilidades listadas pela BNCC, como análise crítica e analítica, capacidade de trabalho em grupo, cultura digital, argumentação, protatividade e autonomia, engajamento e comunicação.

Responsável:
Sandhra Cabral

E-mail de contato: cursos@educarparasergrande.com.br

Roteiro da palestra

  • O que é educomunicação?
  • Quais os papéis da educomunicação no processo de ensino e aprendizagem?
  • Características de um professor educomunicador
  • Como inserir as estratégias da educomunicação no ensino formal de transversalmente nas disciplinas ou em projetos
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