Pois é, ela é extremamente prejudicial aos pequenos.

A boa educação em casa deve formar os pequenos para tudo. Assim, é fundamental que os pais dividam as responsabilidades da casa com os filhos.

Sejam meninos ou meninas devem ser orientados a guardar as roupas, brinquedos, tirar a louça da mesa após as refeições, lavá-las, arrumar o próprio quarto.

Ao ajudar em casa, além de criar o senso de responsabilidade, a criança também desenvolve uma área do cérebro que é fundamental para que ela assimile melhor os conteúdos ensinados na escola.

O filho que não ajuda em casa tem carência de memórias de procedimentos.

Muitas vezes a criança que tem como única obrigação estudar é o aluno que sabe todas as operações matemáticas, mas quando precisa usar esse conhecimento para solucionar um problema não consegue perceber a relação entre as operações matemáticas e o desafio que tem em mãos. Deu para perceber?

E atenção: a divisão de tarefas em casa jamais deve ser colocada como um castigo.

Ela é uma forma de educar as crianças e jovens para um futuro melhor, tanto no aspecto pessoal como cognitivo, e é fundamental que a criança saiba disso.

Além disso, dividir tarefa pode ser bem divertido, um momento em que a família trabalha unida e aproveita para colocar a “prosa” em dia, fora do WhatsApp…


Os boletins do Educar para Ser Grande vão ao ar em três edições diárias, de segunda a sexta, nas rádios Difusora AM 570 e na 99 FM, no Vale do Paraíba!

Quer saber mais sobre educação?

Contate-nos: sandhra@educarparasergrande.com.br

Deixe um Comentário